TST usa hip hop para empoderar 764 jovens contra trabalho infantil no Ceará

02/12/2025 12:30 Central do Direito
TST usa hip hop para empoderar 764 jovens contra trabalho infantil no Ceará

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) inovou ao usar a cultura hip hop como ferramenta de empoderamento juvenil em Caucaia, no Ceará. O projeto "Partiu Aula TST" superou expectativas ao mobilizar 764 estudantes em três dias, ultrapassando a meta inicial de 500 jovens.

Impacto além das expectativas

Comandado pelo rapper e gestor cultural Rafa Rafuagi, o projeto atingiu 10 escolas municipais entre 26 e 28 de novembro. A iniciativa gerou impacto indireto em 2.131 pessoas, incluindo familiares e comunidades locais. O encerramento da primeira semana ocorreu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo mais de 300 participantes.

Jovens como multiplicadores

A estratégia do TST visa transformar os estudantes em multiplicadores de conceitos sobre trabalho decente e prevenção ao trabalho infantil. "Instigar o jovem para que se torne uma liderança comunitária fortalece o seu território a partir da colaboração com os seus iguais", explica Rafuagi.

Foco em territórios vulneráveis

As escolas selecionadas pela Secretaria de Educação do Ceará localizam-se em áreas de alta vulnerabilidade social, com forte incidência de violência urbana. Através de batalhas de rimas e palestras em formato de rap, muitos jovens tiveram oportunidade de reconhecimento entre seus pares.

Rede de parcerias estratégicas

O projeto conta com apoio do TRT da 7ª Região (CE), Ministério Público do Trabalho, Secretaria Estadual de Educação e Biblioteca Nacional. A Aeronáutica colaborou com a logística de transporte de livros que integrarão uma sala de leitura na região.

Leia mais sobre o projeto de empoderamento juvenil