TST propõe reajuste de 0,5% real para aeronautas em nova conciliação

23/12/2025 19:30 Central do Direito
TST propõe reajuste de 0,5% real para aeronautas em nova conciliação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta terça-feira (23) uma nova audiência de conciliação entre companhias aéreas e representantes dos aeronautas, profissionais que trabalham a bordo das aeronaves. A proposta construída em conjunto será submetida à votação em assembleia da categoria entre os dias 26 e 28 de dezembro.

Detalhes da Nova Proposta Salarial

A Justiça do Trabalho apresentou uma proposta que mantém as cláusulas anteriormente negociadas, substituindo o abono de 14% por um ganho real de 0,5%, além da recomposição integral pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O percentual de reajuste impactará todas as cláusulas econômicas, exceto as diárias internacionais.

A proposta também inclui reajuste de 8% no vale-alimentação e redução do limite para duas monofolgas mensais a partir da escala de julho de 2026, entre outros benefícios para a categoria.

Mediação Evita Paralisação Durante Festas

O vice-presidente do TST, ministro Caputo Bastos, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc), convocou as partes para evitar a paralisação de um serviço essencial durante as festividades de fim de ano.

"A mediação feita pelo TST resguarda os interesses dos trabalhadores e das empresas, mas também de toda a sociedade, que depende de um serviço essencial", declarou o ministro Caputo Bastos.