O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello, reuniu-se virtualmente nesta terça-feira (4) com presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Norte para alinhar estratégias do projeto de Itinerância na Amazônia.
Ampliação do Acesso à Justiça
A iniciativa visa expandir o alcance da justiça social e dos serviços de cidadania em cidades e localidades remotas da região amazônica que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços judiciários. "A Itinerância é uma solução muito importante nesta região e vamos trabalhar juntos para que esse trabalho seja realizado e mostrar que a nossa justiça faz a diferença na vida das pessoas", enfatizou o presidente.
Cronograma e Localidades Prioritárias
O juiz auxiliar Otávio Bruno da Silva Ferreira apresentou o cronograma do projeto, que deve iniciar em fevereiro de 2026. As primeiras ações ocorrerão na região do Bico do Papagaio, na tríplice fronteira entre Tocantins, Maranhão e Pará, seguindo para Oiapoque (AP), Marajó (PA) e Paracaima (RR).
Participação dos TRTs Regionais
O encontro contou com a participação da desembargadora Sulamir Palmeira Monassa (TRT-8ª Região - PA/AP), do desembargador Jorge Álvaro Bentes (TRT-11ª Região - AM/RR) e do desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior (TRT-14ª Região - AC/RO), que conheceram detalhes da implementação.
Estrutura Móvel Existente
A presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Monassa, destacou que o tribunal já possui uma Unidade Móvel da Justiça do Trabalho e mantém parcerias consolidadas com o Ministério do Trabalho e Emprego e INSS. O projeto do TST complementará as ações permanentes já desenvolvidas pelos tribunais regionais, ampliando o escopo de atendimento à população amazônica.
Com informações do TRT da 8ª Região (PA/AP)