Tecnologia para Política Oncológica no Brasil: Comissão Debate Avanços e Atrasos no SUS

24/03/2025 11:01 Central do Direito
Tecnologia para Política Oncológica no Brasil: Comissão Debate Avanços e Atrasos no SUS

A Comissão Especial sobre o combate ao câncer no Brasil realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (26) para discutir a relevância da tecnologia na política oncológica nacional. O debate, proposto pelo presidente do colegiado, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), acontecerá às 14h30 no plenário 3.

Atraso tecnológico no tratamento oncológico

"O câncer é uma doença de emergência e é a segunda doença que mais mata no Brasil, e em muitos municípios já é a primeira. E a maioria das mortes por câncer é evitável", afirma Weliton Prado. O deputado destaca que o país está aproximadamente 20 anos atrasado na implementação de novas tecnologias e terapias, citando como exemplo a ausência de uma política para cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

Uma importante conquista da comissão foi a aprovação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, sancionada em dezembro de 2023 e regulamentada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2025. A legislação garante ações para toda a jornada do paciente, incluindo prevenção, diagnóstico precoce, tratamentos diversos, inclusão de novas terapias e medicamentos, reabilitação, nutrição e cuidados paliativos.

"A nova política trata do direito à vida e de tratar o câncer como prioridade, porque quando este é tratado com prioridade, a realidade da população se transforma", ressalta o deputado, que tem proposto audiências sobre diversos aspectos relacionados à doença.

Veja quem foi convidado para o debate