O Superior Tribunal de Justiça (STJ) dá início nesta quinta-feira (4) ao VII Encontro Nacional de Precedentes Qualificados, evento que reunirá magistrados e servidores para debater o aprimoramento do sistema de gestão de precedentes no país.
Abertura com Autoridades do Judiciário
A cerimônia de abertura, marcada para as 9h no auditório externo do STJ, contará com a presença do presidente do tribunal, ministro Herman Benjamin, além do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vieira de Mello Filho.
Também participarão da abertura o ministro Sérgio Kukina, presidente da Comissão Gestora de Precedentes, Jurisprudência e Ações Coletivas do STJ (Cogepac), e o desembargador federal Álvaro Ricardo, coordenador do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos da Presidência do STF.
Foco na Integração e Inovação
O encontro de dois dias tem como objetivo central fortalecer a integração entre os profissionais que atuam no sistema de gestão de precedentes, promovendo o intercâmbio de experiências e boas práticas.
Durante o primeiro dia, os debates concentrar-se-ão nas possibilidades de aprimoramento dos sistemas de gestão de precedentes tanto no STJ quanto no Supremo Tribunal Federal, além de abordar inovações tecnológicas e os desafios enfrentados pelos núcleos de gerenciamento.
O evento representa uma importante iniciativa para o aperfeiçoamento da aplicação uniforme da jurisprudência no sistema judiciário brasileiro. A programação completa está disponível no site oficial.