STF na Escola leva educação sobre democracia e Constituição a estudantes do Ceará

24/04/2025 20:00 Central do Direito
STF na Escola leva educação sobre democracia e Constituição a estudantes do Ceará

Estudantes de escolas municipais de Fortaleza (CE) tiveram a oportunidade de aprender sobre democracia, direitos fundamentais e o funcionamento dos três Poderes nesta quinta-feira (24/4). A iniciativa faz parte do projeto 'STF na Escola', que aproxima o Supremo Tribunal Federal da comunidade escolar.

Educação para a cidadania

A juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins, conduziu atividades com 86 alunos de 12 a 15 anos das escolas municipais Laís Rodrigues de Almeida e Professora Fernanda Maria de Alencar Colares. Durante o encontro, a magistrada destacou valores essenciais como respeito às diferenças, tolerância e liberdade de pensamento, lembrando que "liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade de agressão", citando o ministro Alexandre de Moraes.

Constituição em linguagem acessível

Na escola do bairro Lagoa Redonda, os estudantes assistiram ao desenho animado do STF na Escola, que apresenta as aventuras de um grupo de estudantes que encontra soluções para desafios do Brasil na Constituição, com ajuda da estátua da deusa Têmis. Ao final, a juíza convocou os adolescentes a atuarem em defesa da democracia.

Representatividade e futuro da Justiça

A convite da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Flávia Martins também participou do Seminário "28 anos – Construindo a Defensoria do Futuro". Em sua palestra, abordou a importância da diversidade no Poder Judiciário e compartilhou sua trajetória: "Eu espero com a minha fala honrar a luta daquelas pessoas que sonharam e lutaram por uma liberdade que não viram", afirmou a magistrada, que se define como "mulher, preta e pobre".

Sobre o projeto

O STF na Escola explica o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia para estudantes do ensino fundamental e médio. O projeto oferece duas modalidades: visitas de representantes do STF às instituições de ensino ou visitas dos estudantes ao Tribunal. Escolas interessadas podem acessar a página do projeto para conhecer seus recursos educativos e solicitar participação.

Escola Municipal de Tempo Integral Laís Rodrigues de Almeida (Fortaleza-CE) - 24/04/2025