O programa STF na Escola, iniciativa do Supremo Tribunal Federal, realizou na última quinta-feira (10) uma série de palestras para 720 estudantes da rede pública municipal de Canoas, no Rio Grande do Sul. O evento, que abordou temas como direitos, cidadania, democracia e a importância da Constituição, marca a expansão do programa que já alcançou mais de 1.500 crianças em quatro estados brasileiros apenas neste ano.
Formação cidadã em região afetada por desastres
Conduzidas pela juíza Flávia Martins de Carvalho, ouvidora do STF e coordenadora do programa, as palestras aconteceram na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e contaram com o apoio da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado do Município de Canoas e das Secretarias Municipais da Fazenda e da Educação.
"Precisamos construir um amanhã a partir do hoje. Precisamos então que as crianças de hoje tenham noções da importância da Constituição e do valor da democracia, porque senão o amanhã fica comprometido", afirmou a magistrada, que destacou a relevância especial do evento para Canoas, um dos municípios mais afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado.
Recursos didáticos e repercussão positiva
Durante a atividade, foi exibido o curta-metragem em animação "Uma Aventura com a Constituição", produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em parceria com o STF. Lançada em fevereiro deste ano, a animação é baseada na cartilha do programa e narra a história de crianças que descobrem formas de colaborar para um país melhor com a ajuda da Constituição.
A iniciativa foi bem recebida pelos participantes. Emily Maciel, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, comentou sobre a cartilha distribuída: "Eu achei legal. Vou botar na minha coleção de livros". Já a professora Ana Paula dos Anjos, da Escola Municipal de Educação Infantil Gilda Schiavon, destacou o entusiasmo dos alunos: "É bom porque eles se sentem importantes. Estão se sentindo adultos".
Programa de alcance nacional
O STF na Escola é um programa de educação cidadã voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Seu objetivo é explicar, de forma simples e didática, o papel da Suprema Corte e a importância da Constituição Federal e da democracia. No site do programa, professores e estudantes têm acesso a informações sobre o Supremo, a Constituição, direitos e materiais didáticos, incluindo a cartilha que pode ser baixada gratuitamente.
As escolas interessadas podem se inscrever para receber as palestras através do site oficial do programa. Somente em 2024, além dos 720 estudantes de Canoas, o programa já atendeu 200 crianças em Pernambuco, 200 no Rio de Janeiro e 400 em Minas Gerais.
