STF inicia credenciamento para cobertura do julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

30/04/2025 09:00 Central do Direito
STF inicia credenciamento para cobertura do julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quarta-feira (30) o processo de credenciamento de jornalistas que desejam cobrir o julgamento da denúncia relacionada ao Núcleo 4 da Petição (Pet) 12100, que investiga a tentativa de golpe de Estado. Os interessados têm até as 12h da próxima segunda-feira (5/5) para solicitar o credenciamento.

Detalhes do julgamento

A sessão de julgamento começará na próxima terça-feira (6/5) na Primeira Turma do STF, com duas sessões programadas: às 9h30 e às 14h. Caso necessário, os trabalhos serão retomados na quarta-feira (7), a partir das 9h30.

O Núcleo 4 do processo traz a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete acusados: os majores da reserva do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros e Ângelo Martins Denicoli; o engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha; o subtenente Giancarlo Gomes Rodrigues; o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida; o agente da Polícia Federal Marcelo Araújo Bormevet; e o coronel do Exército Reginaldo Vieira de Abreu.

Regras para a cobertura jornalística

O credenciamento contempla posições tanto dentro do plenário quanto na área externa. Para os profissionais que não conseguirem acesso à sala de sessões, haverá transmissão em televisão. Cinegrafistas e fotógrafos não terão permissão para entrar na sala de julgamento, mas a Secretaria de Comunicação disponibilizará fotos oficiais no Flickr do STF.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça – com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras – e nos canais do YouTube da TV Justiça e do STF. Para solicitar o credenciamento, os jornalistas devem enviar nome completo, RG, CPF, nome do veículo e função para o e-mail [email protected].

Acesso e circulação no STF

Os profissionais de imprensa deverão chegar pela tenda localizada entre o estacionamento do STF e o edifício-sede. As credenciais serão entregues em outra tenda montada em frente ao prédio das turmas, e o acesso à Primeira Turma será pelo térreo do anexo 2B. Durante os dias de julgamento, os jornalistas, mesmo os setoristas, não poderão circular nos corredores dos gabinetes nem na garagem. Setoristas com credencial interna terão acesso apenas ao comitê de imprensa.