A partir desta terça-feira (13), a Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (STF) receberá pedidos de credenciamento da imprensa para a cobertura do julgamento da denúncia contra militares acusados de tentativa de golpe de Estado. O prazo para solicitações vai até sexta-feira (16).
Julgamento do Núcleo 3 da Pet 12100
A Primeira Turma do STF reservou três sessões para o julgamento: duas no dia 20 de agosto (às 9h30 e às 14h) e, se necessário, uma terceira no dia 21, às 9h30. O caso envolve 12 acusados, incluindo 11 militares do Exército (da ativa e da reserva) e um agente da Polícia Federal.
Os denunciados respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Entre os acusados estão o general da reserva Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e vários coronéis e tenentes-coronéis.
Regras para cobertura jornalística
O credenciamento é obrigatório tanto para a cobertura dentro do plenário quanto na área externa. Cinegrafistas e fotógrafos não terão acesso à sala de sessões, mas a Secretaria de Comunicação disponibilizará fotos no Flickr do STF. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça e nos canais do YouTube da TV Justiça e do STF.
Para solicitar o credenciamento, os profissionais devem enviar nome completo, RG, CPF, veículo de comunicação e função para o e-mail [email protected]. O acesso será pela tenda entre o estacionamento do STF e o edifício-sede, com restrições de circulação nos dias do julgamento.