O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (10) o processo de credenciamento para jornalistas interessados em cobrir o julgamento da denúncia relacionada ao Núcleo 2 da Petição (Pet) 12100, que investiga a tentativa de golpe de Estado. Os pedidos devem ser enviados até as 15h da próxima segunda-feira (14) para o email [email protected].
Data e organização do julgamento
O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF a partir do dia 22 de abril, com duas sessões programadas: a primeira às 9h30 e a segunda às 14h. Se necessário, os trabalhos serão retomados no dia seguinte (23), entre 8h e 10h.
Serão julgados seis acusados: Fernando de Sousa Oliveira (delegado da PF), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor da Presidência), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército), Marília Ferreira de Alencar (delegada da PF), Mário Fernandes (general da reserva) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da PRF).
Regras de acesso e limitações
Devido às limitações de espaço, apenas cerca de 50 veículos com setoristas já credenciados no STF poderão acompanhar o julgamento do plenário da Primeira Turma, com exceção aberta apenas para veículos internacionais com correspondentes. Cada veículo poderá indicar um profissional para o plenário e até cinco pessoas para a área externa.
Não será permitido o acesso de cinegrafistas e fotógrafos à sala de sessões. A Secretaria de Comunicação disponibilizará fotos no Flickr do STF, e a sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça e nos canais do YouTube da TV Justiça e do STF, com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras.
Os profissionais de imprensa devem acessar o local pela tenda entre o estacionamento do STF e o edifício-sede, e as credenciais serão entregues em outra tenda montada em frente ao prédio das turmas. Durante os dias do julgamento, mesmo os setoristas não poderão circular nos corredores dos gabinetes nem pela garagem.