STF abre credenciamento para imprensa cobrir julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

21/03/2025 09:30 Central do Direito
STF abre credenciamento para imprensa cobrir julgamento sobre tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou o período de credenciamento para veículos de imprensa interessados em cobrir o julgamento da denúncia relacionada ao núcleo 1 da Pet 12.100, que trata da tentativa de golpe de Estado. A Secretaria de Comunicação Social receberá os pedidos entre os dias 21 e 24 de março, até as 12h.

Detalhes do julgamento e limitações de acesso

O julgamento ocorrerá na Primeira Turma do STF, com início previsto para as 9h30 do dia 25 de março. A sessão será retomada às 14h do mesmo dia e, caso necessário, continuará às 9h30 do dia 26 de março.

Devido às restrições de espaço, apenas cerca de 50 veículos jornalísticos que já possuem setoristas credenciados na Corte poderão acompanhar o julgamento diretamente do plenário da Primeira Turma. A exceção será concedida apenas para veículos internacionais que desejem enviar correspondentes.

Regras para cobertura e transmissão

Não será permitido o acesso de cinegrafistas e fotógrafos dos veículos de imprensa à sala de sessões. A Secretaria de Comunicação disponibilizará fotos oficiais no Flickr do STF, e a sessão terá transmissão ao vivo pela TV Justiça, com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras, além dos canais do YouTube da TV Justiça e do STF.

Cada veículo poderá indicar um profissional para acompanhar o julgamento dentro do plenário e até cinco pessoas para a área externa, em frente ao prédio das Turmas. Os interessados devem enviar nome completo, RG, CPF, nome do veículo e função para [email protected].

Os profissionais de imprensa deverão acessar o local pela tenda entre o estacionamento do STF e o edifício-sede, e as credenciais serão entregues em outra tenda montada em frente ao prédio das turmas. Durante os dias do julgamento, mesmo os jornalistas setoristas não poderão circular nos corredores dos gabinetes nem pela garagem.