A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (8), às 9 horas, para debater os problemas e possíveis soluções relacionados à implementação do sistema de pedágio sem cancela, conhecido como "free flow", nas rodovias brasileiras.
Dificuldades enfrentadas pelos motoristas
O debate foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que destacou que as sinalizações nas vias nem sempre fornecem informações suficientes para que os condutores identifiquem como realizar o pagamento da tarifa. "Muitos motoristas passam por esses locais de testes e, por não saberem como efetuar o pagamento, acabam sendo multados", alertou o parlamentar.
Necessidade de aprimoramento no sistema
Segundo o deputado, o tema já foi objeto de discussão na Câmara anteriormente, porém as manifestações tanto do setor público quanto dos representantes das concessionárias não trouxeram soluções efetivas para auxiliar os usuários das rodovias. O sistema de pedágio sem cancela está fundamentado na Lei 14.157/21, mas sua implementação prática ainda enfrenta desafios.
A audiência pública acontecerá no Plenário 11 da Câmara dos Deputados e contará com a participação de diversos especialistas e representantes do setor. Para conferir a lista completa de convidados, acesse: Veja quem foi convidado.