A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (3) o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro, reunindo representantes de casas legislativas de todo o país para discutir o crescimento e fortalecimento da comunicação pública legislativa.
Atualmente, a Rede Legislativa opera 1.618 estações de TV, alcançando 128 milhões de brasileiros, além de 25 estações de rádio. O secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Marx Beltrão (PP-AL), destacou a importância do Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, como ferramenta essencial para superar a falta de recursos nos municípios.
Recursos do PAC para expansão
"Converso com presidentes de câmaras municipais e, muitas vezes, eles querem fazer a TV lá no município, mas falta recurso. O apoio do governo federal neste momento é fundamental para que a gente possa avançar a comunicação pública para cada canto do país", afirmou Beltrão, que também assinou acordos de cooperação técnica com oito câmaras municipais durante o evento.
O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, informou que o Programa Brasil Digital já empenhou R$ 150 milhões para levar a comunicação pública a 250 municípios sem sinal da EBC e da Rede Legislativa. "A gente tem uma possibilidade muito grande de utilizar recursos do PAC para estimular o crescimento da rede pública", explicou.
Controle social e transparência
O diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara, Cláudio Araujo, ressaltou que a Rede Legislativa leva "a comunicação pública de uma maneira isenta do trabalho parlamentar" e funciona como "ferramenta de controle social". Na mesma linha, o conselheiro da Anatel, Vinícius Caram, destacou que as mídias legislativas representam o empoderamento da democracia brasileira ao dar transparência aos trabalhos realizados.
O evento, que continua nesta sexta-feira, inclui debates sobre a Televisão 3.0 e o uso da inteligência artificial na comunicação pública, além de uma apresentação da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).