Mais de 300 estudantes do ensino médio de quatro escolas estaduais em Passos, Minas Gerais, participaram nos dias 23 e 24 de maio de um bate-papo educativo sobre democracia, cidadania e o papel dos Poderes da República. A ação faz parte do projeto "STF na Escola", iniciativa de educação cidadã que busca aproximar os jovens dos conceitos constitucionais de forma didática e acessível.
Educação democrática em sala de aula
O juiz federal Michael Procópio Ribeiro Alves, que atua como juiz auxiliar no gabinete do ministro Luiz Fux no STF, conduziu as apresentações nas escolas Deus, Universo e Virtude, Nazle Jabur, Professor Jair Santos e Neca Quirino. Durante os encontros, o magistrado destacou valores essenciais como liberdade de expressão, respeito às diferenças e transparência, afirmando que "a democracia pode ser cheia de defeitos, mas não encontramos um sistema melhor, pois este é um modelo de governo de todos".
Impacto nas percepções dos jovens
A iniciativa provocou reflexões importantes entre os estudantes. Rihanna dos Santos, de 14 anos, relatou ter mudado sua percepção sobre o impacto das leis e da justiça em seu cotidiano: "Agora eu vi que esses conceitos não estão tão longe de nós como pensamos". Já Victor de Souza, de 16 anos, destacou que "a democracia está mais próxima do que a gente imagina" e que a palestra ajudou a compreender melhor os direitos e o papel de cada cidadão.
Combate à desinformação
Para o professor Lucas Miguel, da Escola Professor Jair Santos, o projeto é especialmente relevante no contexto atual, em que os jovens estão expostos a desinformação nas redes sociais. "Muitos não conhecem seus direitos. Escutam que vivem numa democracia, mas não sabem seu real significado. Esse tipo de projeto é mais do que necessário para que eles possam exercer de forma mais completa o papel de cidadão", afirmou o educador.
Durante as apresentações, o juiz também abordou decisões importantes do STF que impactam diretamente a juventude brasileira, como o reconhecimento da constitucionalidade das cotas raciais e sociais para ingresso nas universidades públicas.
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