O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta quinta-feira (22) o presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em visita oficial que reafirmou a parceria estratégica entre as duas nações. O encontro ocorre durante a Semana da África no Brasil e o 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar.
Laços históricos e cooperação parlamentar
Durante o encontro, Motta destacou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola em 1975, enfatizando o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta para fortalecer as relações bilaterais. "Temos potenciais e desafios que abrem possibilidades significativas", afirmou o presidente da Câmara.
Foco em segurança alimentar e energia
O presidente angolano João Lourenço ressaltou a importância do Parlamento para as relações bilaterais e defendeu a ampliação de acordos de cooperação nas áreas de agricultura, pecuária e energia. "No momento em que o mundo atravessa uma ameaça de crise alimentar e energética, Angola e Brasil podem contribuir para minimizar essa carência de alimentos", declarou Lourenço.
Mecanismos institucionais de cooperação
A parceria entre os países é fortalecida pelo Grupo Parlamentar Brasil e Angola, existente na Câmara desde 1989. Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promulgou decreto, aprovado pelo Congresso Nacional, estabelecendo acordo sobre serviços aéreos entre as nações. Lourenço será recebido pelo presidente Lula nesta sexta-feira (23).