O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (26) para presidir a Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados durante o ano de 2025. A deputada Delegada Ione (Avante-MG) assumirá o cargo de 1ª vice-presidente do colegiado.
Nova liderança no colegiado
Isidório substituirá o deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), que comandou a comissão no ano anterior. Durante a cerimônia de posse, o novo presidente leu um salmo e expressou gratidão aos demais integrantes pelos votos de confiança recebidos.
Trajetória política
Atualmente em seu segundo mandato como deputado federal, Pastor Sargento Isidório integra a bancada negra da Câmara. Sua carreira política teve início após participar de um motim da Polícia Militar em 2001. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual pelo PT na Bahia, cargo que exerceu até 2018, tendo passado por diversos partidos como PSC, Pros, PSB e PDT antes de se filiar ao Avante.
Na Câmara dos Deputados, já atuou como titular das comissões de Saúde; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; além da própria Comissão de Administração.
Atribuições da comissão
A Comissão de Administração e Serviço Público, criada a partir do desmembramento da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, é responsável por discutir temas como a prestação de serviços públicos em geral, a organização político-administrativa da União e o regime jurídico dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos.
A Câmara possui 30 comissões permanentes, que são órgãos temáticos formados pelos deputados para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas. A composição parlamentar desses órgãos é renovada anualmente.