Ministro Barroso recebe Comenda 2 de Julho e se torna cidadão baiano em cerimônia na ALBA

23/05/2025 19:30 Central do Direito
Ministro Barroso recebe Comenda 2 de Julho e se torna cidadão baiano em cerimônia na ALBA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado nesta sexta-feira (23) com a Comenda 2 de Julho e o título de cidadão baiano durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.

Reconhecimento ao compromisso democrático

Durante a solenidade, a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), destacou que as honrarias reconhecem o compromisso do ministro com a democracia brasileira, especialmente em momentos críticos. "O Brasil viveu e ainda vive tempos sombrios, onde a mentira se travestiu de estratégia, a verdade é atacada, e a democracia, ameaçada", afirmou Bastos, referindo-se à tentativa de golpe de Estado enfrentada pelo país em 2022.

"Tornar-se baiano é uma escolha"

Em seu discurso de agradecimento, Barroso demonstrou satisfação com o título recebido: "Como não tive a sorte de nascer na Bahia, precisei me tornar baiano. Mas isso é, de certa forma, mais valioso, porque nascer baiano é uma circunstância da vida, enquanto se tornar baiano é uma escolha. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido".

O ministro também refletiu sobre seu papel na defesa das instituições democráticas: "Eu vivo para servir ao Brasil da melhor forma que eu posso. Nem sempre a gente consegue fazer tudo o que quer nessa vida. Mas a gente não deve deixar de fazer o pouco que pode, por não poder fazer o muito que quer".

Maior honraria da ALBA

A Comenda 2 de Julho, instituída em 1999, é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Ela reconhece personalidades que prestaram serviços relevantes ao estado e ao país, celebrando a data da Independência da Bahia e homenageando a história e essência do povo baiano.