Estudantes da zona rural de Passos, em Minas Gerais, receberam uma visita especial na manhã desta sexta-feira (9). O juiz auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF), Michael Procópio, retornou à sua cidade natal para uma palestra na Escola Estadual Francisco da Silva Maia, instituição onde sua mãe já atuou como diretora.
De aluno da rede pública a juiz do STF
A visita, parte do projeto STF na Escola, reuniu cerca de 25 alunos do ensino médio. Procópio, que estudou na rede pública de Passos antes de seguir carreira jurídica, estabeleceu uma conexão imediata com os jovens ao compartilhar sua trajetória pessoal e profissional.
Durante a palestra, o magistrado explicou conceitos fundamentais sobre o funcionamento do Judiciário, a importância da Constituição Federal e os valores democráticos, utilizando exemplos práticos do cotidiano. "Hoje, com mais de 100 mil habitantes no município, é impossível tomar decisões em praça pública", explicou ao contextualizar a evolução da democracia.
Cidadania e participação política
Ao abordar direitos e deveres dos cidadãos, o juiz destacou marcos importantes para os jovens: o direito ao voto facultativo aos 16 anos, a obrigatoriedade do título eleitoral aos 18 e a possibilidade de candidatura política. "É preciso fortalecer a democracia e melhorá-la com a participação da população, que hoje acontece, inclusive, por meio da internet e das redes sociais", afirmou.
Procópio também apresentou decisões recentes do STF com impacto direto na vida dos brasileiros, como a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades públicas e a inconstitucionalidade do uso da "legítima defesa da honra" em casos de feminicídio.
Inspiração para novos talentos jurídicos
A estudante Maria Vitória, de 17 anos, saiu do evento ainda mais determinada a seguir carreira jurídica: "Achei muito interessante. Quero cursar Direito e mudar a vida da minha família", compartilhou após a palestra.
Para Ricardo Rotondo, diretor da escola, iniciativas como essa têm impacto profundo na formação dos estudantes. "O Direito abre muitas portas a nível de profissões, e nós temos muitas joias nessa escola. Mentes brilhantes que futuramente irão ocupar cargos na magistratura ou na procuradoria", destacou.
Sobre o STF na Escola
O projeto STF na Escola busca aproximar o Judiciário dos estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país. A iniciativa ocorre tanto com visitas de representantes do STF às escolas quanto com visitas de estudantes à sede do Supremo em Brasília. Acesse a página do projeto para conhecer seus jogos on-line e solicitar a participação da sua escola.
Veja mais fotos no Flickr do STF.