Hugo Motta recebe presidente do Equador e propõe cooperação contra crime organizado transnacional

18/08/2025 17:30 Central do Direito
Hugo Motta recebe presidente do Equador e propõe cooperação contra crime organizado transnacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta segunda-feira (18) o presidente do Equador, Daniel Noboa, em visita oficial ao Brasil. Durante o encontro, Motta enfatizou a importância da cooperação internacional no combate ao crime organizado e transnacional.

Cooperação no Combate à Criminalidade

"A Câmara quer reforçar a capacidade do Estado brasileiro de enfrentar a criminalidade. Vejo neste tema uma ampla oportunidade para que os países possam colaborar com resultados positivos para a vida cotidiana", declarou Motta. O parlamentar defendeu que os países latino-americanos devem unir esforços nesta agenda prioritária.

Agenda Bilateral e Meio Ambiente

Motta também destacou as relações comerciais entre os países e mencionou a COP 30, que será realizada em novembro no Pará. Segundo ele, o evento representa uma oportunidade para Brasil e Equador demonstrarem seu compromisso em conciliar desenvolvimento econômico com proteção ambiental.

Política de Segurança Equatoriana

Daniel Noboa reafirmou seu compromisso no combate ao narcotráfico, destacando que busca soluções pragmáticas sem extremismo. "Estamos focados para devolver a dignidade ao povo equatoriano", afirmou o presidente equatoriano, mencionando o apoio do Parlamento local às suas políticas de segurança pública.

Relações Comerciais e Acordos

A corrente de comércio entre os países atingiu US$ 1,1 bilhão em 2024, com exportações brasileiras de US$ 970 milhões. Os principais produtos exportados incluem veículos, máquinas, medicamentos e produtos da indústria de papel e celulose. Durante a visita, foram assinados acordos de cooperação técnica nas áreas de segurança alimentar, inteligência artificial e agricultura familiar.