O 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (27), destacou a urgência de fortalecer políticas públicas ambientais nos municípios brasileiros. O evento reuniu prefeitos, especialistas e representantes do governo federal para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas nas cidades.
Impactos crescentes dos desastres climáticos
Dados apresentados durante o seminário revelam um cenário preocupante: segundo a Organização Meteorológica Mundial, as ondas de calor causam mais de 500 mil mortes anualmente no mundo. A Agência Nacional de Águas alerta que eventos climáticos extremos, que antes ocorriam a cada 50 anos, agora acontecem a cada nove anos.
"Essa é uma nova realidade que vai exigir da gente o estudo e a implementação de metodologias mais apuradas para termos maior previsibilidade dos eventos", afirmou Anna Flávia de Senna, secretária do Ministério do Meio Ambiente. Em 2023, o Brasil registrou recorde de desastres naturais, com mais de 5 mil ocorrências afetando cerca de 23 milhões de pessoas.
Financiamento e soluções baseadas na natureza
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que apenas 20% dos recursos dos fundos de captação para mudanças climáticas são direcionados a temas urbanos. "Falar da floresta no tema urbano é fundamental. Porque se nós não cuidarmos de nossas florestas, [vai aumentar] a temperatura", alertou o ministro, que anunciou o lançamento de um edital de R$ 15 milhões para financiar propostas municipais com soluções baseadas na natureza.
A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Elcione Barbalho (MDB-PA), reforçou que "os municípios estão na linha de frente das mudanças climáticas" e que "é fundamental fortalecer os prefeitos e gestores municipais com as ferramentas necessárias para planejar e executar ações de adaptação climática".
Programa Cidades Verdes Resilientes
Instituído pelo Decreto 12041/24, o Programa Cidades Verdes Resilientes visa aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima. A iniciativa integra os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação para fortalecer políticas urbanas sustentáveis e cumprir compromissos da agenda climática.