Especialistas defendem produção de fertilizantes como questão de segurança nacional

21/10/2025 15:30 Central do Direito
Especialistas defendem produção de fertilizantes como questão de segurança nacional

A retomada da produção nacional de fertilizantes representa uma questão de segurança nacional para o Brasil, alertaram especialistas durante audiência pública da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (21).

Dependência Externa Crítica

Ticiana Alvares, diretora-técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, revelou dados alarmantes sobre a dependência brasileira. A importação de fertilizantes nitrogenados saltou de 75% em 2015 para impressionantes 96% atualmente.

"O país deixou de produzir ureia e outros nitrogenados, e isso compromete a nossa segurança nacional", destacou Alvares, criticando o que considera um processo de desmonte das fábricas nacionais motivado apenas por visão econômica.

Petrobras Retoma Produção

O gerente de Integração Operacional de Fertilizantes da Petrobras, Rômulo Teixeira, anunciou a reativação de quatro unidades produtivas: as Fafens da Bahia e Sergipe, a Ansa no Paraná e a UFN III no Mato Grosso do Sul. Segundo ele, essas unidades atenderão cerca de 35% da demanda nacional de ureia.

Metas do Plano Nacional

O Plano Nacional de Fertilizantes estabelece como meta reduzir a dependência externa para 50% até 2050. José Carlos Polidoro, do Ministério da Agricultura, explicou que o programa Caminho Verde Brasil pode aumentar a demanda por fertilizantes em 10 milhões de toneladas até 2035.

O deputado João Daniel (PT-SE), que solicitou o debate, enfatizou: "Os fertilizantes são estratégicos para o desenvolvimento nacional. É um projeto que deve envolver o Estado brasileiro e toda a sociedade".

A discussão também abordou o Projeto de Lei 699/23, que cria incentivos para a indústria de fertilizantes e aguarda votação no Plenário da Câmara.