Especialistas alertam: 90% dos diagnósticos de câncer de cabeça e pescoço são tardios

17/07/2025 16:30 Central do Direito
Especialistas alertam: 90% dos diagnósticos de câncer de cabeça e pescoço são tardios

Durante audiência na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, realizada como parte da campanha Julho Verde, especialistas destacaram a urgência em melhorar o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que ocupa o 4º lugar no ranking de incidência de cânceres no Brasil.

Kátia Marquetti, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, revelou um dado alarmante: mais de 90% dos casos são diagnosticados tardiamente, comprometendo significativamente as chances de tratamento eficaz e recuperação dos pacientes.

Tipos e fatores de risco

Segundo Rogério Dedivits, cirurgião do Hospital das Clínicas de São Paulo, existem 17 tipos de câncer que afetam a região da cabeça e pescoço, sendo os mais comuns os que atingem pele, nasofaringe, cavidade oral, laringe e tireoide. O especialista destacou que esses tipos de câncer afetam principalmente homens acima de 40 anos com histórico de tabagismo e consumo de álcool, enquanto nas mulheres o câncer de tireoide é o mais frequente.

Dedivits também ressaltou a importância da vacinação contra o HPV como medida preventiva contra cânceres de boca e garganta, demonstrando a relação entre o vírus e o desenvolvimento dessas neoplasias.

Prioridades e ações

Gabriel Marmentini, representante da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), apresentou as prioridades da entidade, incluindo a efetivação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. "Uma das demandas também da ACBG Brasil e que estamos buscando contribuir com o governo é justamente avançar no diagnóstico precoce e no preparo dos odontólogos para que eles possam ser nossos aliados nesse processo", afirmou.

A deputada Silvia Cristina (PP-RO), uma das autoras do requerimento da audiência, compartilhou sua experiência com um projeto de prevenção em Rondônia: "Hoje, com uma unidade móvel, nós estamos percorrendo as cidades mais distantes, estamos conseguindo conquistar alguns números expressivos".

A ACBG Brasil está promovendo a campanha Julho Verde para conscientizar sobre a relação entre o câncer de cabeça e pescoço e problemas pulmonares. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da campanha.