A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta segunda-feira (22) o depoimento de Rubens Oliveira Costa, ex-diretor financeiro apontado como sócio de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS".
Convocação como testemunha gera controvérsia
Costa foi convocado para depor como testemunha na quinta-feira (18), mas a sessão encerrou antes de seu depoimento. O ex-diretor contestou sua convocação como testemunha, alegando que deveria ser ouvido como investigado, já que teve sua prisão preventiva solicitada pela CPMI.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), negou o pedido, afirmando que a decisão do colegiado não poderia ser alterada pela presidência.
Ligações com esquema de fraudes
Segundo o relator deputado Alfredo Gaspar (União-AL), Costa seria sócio de empresas de Antunes, incluindo a Acca Consultoria Empresarial, apontada como parte do esquema de fraudes do INSS. O ex-diretor também teria vínculos com pessoas que receberam valores de entidades associativas responsáveis por descontos não autorizados em benefícios.
Na quinta-feira, Milton Salvador de Almeida, sucessor de Costa no cargo, negou ser sócio de Antunes e alegou atuar apenas como prestador de serviços, movimentando cerca de R$ 10 milhões mensais sem conhecer os serviços prestados.
Detalhes da sessão
A reunião será realizada às 16 horas, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado. O evento será interativo, com espaço para perguntas e comentários de cidadãos.