A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouvirá na segunda-feira (27) o ex-diretor Alexandre Guimarães sobre o esquema de desvio de R$ 6,3 bilhões na Previdência Social.
Convocação aprovada por parlamentares
A convocação foi aprovada a partir de requerimentos do senador Izalci Lucas (PL-DF) e dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Duarte Jr. (PSB-MA) e Sidney Leite (PSD-AM).
Período crítico sob investigação
Guimarães dirigiu a área de Governança, Planejamento e Inovação do INSS entre 2021 e 2023, período em que ocorreram as irregularidades identificadas pela Operação Sem Desconto da Polícia Federal.
Ligações financeiras suspeitas
Segundo o senador Izalci Lucas, documentos indicam que Guimarães recebeu R$ 313 mil de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS" e identificado como principal articulador do esquema fraudulento.
"É importante que Alexandre Guimarães explique, sob juramento, a relação que teve com Antônio Carlos Camilo Antunes e os pagamentos recebidos", afirmou o senador no requerimento.
Detalhes da reunião
A reunião está marcada para as 16 horas, na ala Nilo Coelho, plenário 2, no Senado. Veja a pauta completa.
As investigações apontam que a diretoria chefiada por Guimarães não adotou medidas eficazes para impedir as fraudes durante o período em que esteve no cargo.