COP30 em Belém reunirá mais de 300 soluções climáticas globais para países em desenvolvimento

09/09/2025 16:00 Central do Direito
COP30 em Belém reunirá mais de 300 soluções climáticas globais para países em desenvolvimento

A 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (COP30), que acontecerá em novembro em Belém (PA), promete apresentar um extenso "celeiro de soluções" para combater as mudanças climáticas. A informação foi divulgada durante seminário realizado na Câmara dos Deputados pela coordenadora-geral da Agenda de Ação da COP30, Bruna Cerqueira.

Mapeamento de Iniciativas Climáticas Globais

Segundo Cerqueira, foram identificadas pelo menos 300 iniciativas em andamento mundialmente. O governo brasileiro também está coletando propostas locais através do portal Brasil Participativo, com previsão de lançamento de um site específico ainda neste mês. "Muitas das iniciativas partiram de países desenvolvidos, e precisamos fortalecer a ação dos países em desenvolvimento, especialmente o Brasil", destacou a coordenadora.

Seis Eixos Estratégicos da Agenda

A Agenda de Ação da COP30 definiu seis eixos prioritários para impulsionar ações climáticas voluntárias: transição energética na indústria e transporte; gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade; transformação da agricultura e sistemas alimentares; adaptação urbana e infraestrutura hídrica; desenvolvimento humano e social; e financiamento e inovação climática.

Amazônia Como Ativo Estratégico

André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), enfatizou a importância da proteção florestal como agenda estratégica. "A Amazônia é um ativo estratégico para a sobrevivência do Brasil como economia pujante, inclusive no agronegócio, para a manutenção do clima e segurança alimentar global", afirmou. Ele alertou que a degradação amazônica resultaria em incêndios mais violentos e comprometimento da produção alimentar.

Participação Parlamentar

O seminário foi organizado pela Subcomissão Especial da COP30 e contou com a participação das deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ) e Duda Salabert (PDT-MG), além do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). O evento visa preparar a representação parlamentar brasileira para traduzir os compromissos internacionais em legislação e orçamento nacional.