COP30 em Belém: Comissão da Amazônia debate participação social e organização do evento climático

09/07/2025 13:30 Central do Direito
COP30 em Belém: Comissão da Amazônia debate participação social e organização do evento climático

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta quinta-feira (10) para debater a organização e as expectativas de participação social na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025 em Belém (PA).

Participação histórica dos povos tradicionais

De acordo com a deputada Dilvanda Faro (PT-PA), autora do requerimento para a audiência, a COP30 poderá ter "uma maior e mais representativa participação dos povos originários e de comunidades tradicionais impactadas pelos efeitos climáticos, dentre todas as outras edições da COP". O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos.

Desafios estruturais para Belém

A parlamentar ressaltou que Belém, sendo uma cidade de porte médio, tem exigido investimentos significativos para adequar sua infraestrutura e receber os milhares de participantes esperados de todo o mundo. Os governos federal, estadual e municipal têm intensificado esforços para preparar a cidade para o que pode se tornar uma das maiores conferências climáticas já realizadas.

A audiência pública busca ampliar o diálogo sobre a organização do evento e garantir que as vozes das comunidades amazônicas sejam representadas adequadamente durante a conferência climática.