O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realizará sorteio nesta terça-feira (16) para definir os relatores de três processos disciplinares movidos pelo Partido Liberal (PL).
Processos em Andamento
O sorteio acontece às 15h no plenário 11 e visa substituir o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), que retirou seu nome das listas de possíveis relatores. Três representações aguardam definição:
A Representação 4/25 acusa André Janones (Avante-MG) de ofensa à Câmara por circular pela Casa vestindo camiseta com frase contendo palavrão.
Acusações Contra Parlamentares
A Representação 14/25 também mira Janones, desta vez por supostas ofensas graves contra o deputado Gustavo Gayer em redes sociais.
Já a Representação 13/25 acusa Guilherme Boulos (Psol-SP) de ter ofendido parlamentares do PL durante reunião do Conselho de Ética em abril.
Critérios Regimentais
O regimento da Câmara estabelece que o relator sorteado não pode ser do mesmo estado, partido ou federação do parlamentar representado, nem da legenda autora da representação. O presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC), escolherá um nome de cada lista tríplice para atuar como relator dos processos.