Conselho de Ética adia para quarta análise de quebra de decoro contra 3 deputados

02/12/2025 16:30 Central do Direito
Conselho de Ética adia para quarta análise de quebra de decoro contra 3 deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados transferiu para esta quarta-feira (3), às 14 horas, a análise de pareceres sobre denúncias de quebra de decoro contra três parlamentares.

Lindbergh Farias enfrenta duas acusações

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) responde a dois processos distintos. Na REP 9/25, o partido Novo o acusa de divulgar informações falsas sobre Marcel van Hattem (Novo-RS) em redes sociais. Já na REP 12/25, o PL alega que Farias ofendeu Gustavo Gayer (PL-GO) e defendeu sua cassação em março.

André Janones acumula três processos

André Janones (Avante-MG) é o deputado com maior número de denúncias. A Mesa Diretora o acusa na REP 3/25 de ofender Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão de julho. O PL apresentou outras duas representações: a REP 8/25 por suposta solicitação de devolução de salários de servidores para campanha, e a REP 14/25 por ofensas a Gustavo Gayer em redes sociais.

Guilherme Boulos também na mira

Guilherme Boulos (Psol-SP) responde à REP 13/25, onde o PL o acusa de ofender parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril.

A pauta completa da reunião está disponível no site da Câmara. Os processos podem resultar em penalidades que variam de advertência até perda de mandato, dependendo da gravidade das condutas apuradas.