Congresso Nacional sediará Fórum Parlamentar do Brics com participação popular inédita

25/04/2025 17:00 Central do Direito
Congresso Nacional sediará Fórum Parlamentar do Brics com participação popular inédita

Entre os dias 5 e 7 de junho de 2025, o Parlamento brasileiro será palco da 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics, reunindo representantes de 35 delegações internacionais. O evento marca um momento histórico ao abrir, pela primeira vez, a participação para a sociedade civil e empresários, além dos representantes oficiais.

Expansão do bloco e relevância global

Formado inicialmente em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, o Brics expandiu sua composição para dez membros com a entrada da África do Sul (2011), Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã (2024) e Indonésia (2025). Juntos, esses países representam aproximadamente metade da população mundial e cerca de 40% do PIB global.

Prioridades da presidência brasileira

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), coordenador do Fórum Parlamentar na Câmara dos Deputados, destacou o otimismo em torno do evento: "Os diplomatas dos outros países estão muito otimistas, porque agora, sim, vai ter mais gente, não vão ser só os líderes, mas a sociedade civil, empresários e, depois, a reunião dos líderes em julho."

Como país coordenador do Brics em 2025, o Brasil estabeleceu como prioridades a cooperação entre nações do Sul global e o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Pinato enfatiza a oportunidade de usar essa cooperação para enfrentar medidas protecionistas internacionais e impulsionar o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Relações comerciais favoráveis

Dados oficiais revelam que o Brasil mantém balança comercial positiva com os parceiros do Brics. Em 2024, as exportações brasileiras para os países do bloco atingiram 121 bilhões de dólares (36% do total exportado), enquanto as importações somaram 88 bilhões de dólares.

Após o Fórum Parlamentar em Brasília, o Rio de Janeiro receberá a 17ª Reunião de Cúpula do Brics nos dias 6 e 7 de julho, quando os chefes de Estado dos países membros se encontrarão para discutir temas estratégicos. Esta será a quarta vez que o Brasil sedia uma cúpula do grupo, após os encontros de 2010, 2014 e 2019.