A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o relatório da Subcomissão da Modernização do Futebol, elaborado pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ). O documento recomenda a criação de um projeto de lei que priorize organizações esportivas formadoras de atletas no recebimento de recursos públicos.
Valorização dos clubes formadores
"É um projeto de lei que pretende valorizar a condição de clube formador de atletas. Tem gente que não sabe que nem todo clube que forma atletas tem certificado de clube formador", explicou Bandeira de Mello, que relatou sua experiência quando presidiu o Flamengo, destacando a importância da obtenção do certificado.
A proposta visa incentivar mais clubes de futebol a cumprirem os requisitos de proteção a crianças e adolescentes determinados pela lei de 2023.
Continuidade dos trabalhos
O relator sugeriu a manutenção dos trabalhos da subcomissão, manifestando interesse em debater, nos próximos meses, temas como governança do futebol brasileiro, igualdade de condições financeiras entre clubes e possíveis aprimoramentos da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A votação sobre a prorrogação dos trabalhos da subcomissão não foi realizada devido à obstrução das atividades legislativas promovida pelo PL, que pressiona pela votação em Plenário do projeto que concede anistia aos envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023.