A comissão especial que analisa a PEC da Segurança Pública (PEC 18/25) da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (23) audiência pública para discutir o crime organizado contemporâneo. O debate acontece às 10 horas, no plenário 2.
Deputados solicitam debate sobre ameaças transnacionais
A audiência foi solicitada pelos deputados Mendonça Filho (União-PE) e Alberto Fraga (PL-DF), que consideram fundamental discutir as novas modalidades de criminalidade organizada que ameaçam a segurança nacional.
Para Mendonça Filho, o crime organizado transnacional representa uma das maiores ameaças à segurança pública, à justiça e à democracia no país. O parlamentar enfatiza que a resposta estatal exige articulação entre União, estados e municípios, além da integração entre segurança pública e inteligência.
Modernização dos métodos criminosos exige nova abordagem
"É fundamental repensar a inteligência integrada, de modo a fortalecer o combate às ameaças impostas às instituições democráticas, especialmente diante da modernização dos modi operandi das organizações criminosas", afirma Mendonça Filho.
Alberto Fraga destaca que a audiência reunirá autoridades com diferentes experiências na área de segurança pública, proporcionando uma visão ampla sobre os desafios contemporâneos do combate ao crime organizado.