Comissão aprova bicicletário obrigatório em órgãos públicos com mais de 100 servidores

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatória a instalação de bicicletários, guarda-volumes e vestiários em órgãos públicos para servidores que utilizam bicicleta como meio de transporte. A medida altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Critérios para Implementação

Segundo o texto aprovado, a obrigatoriedade se aplica apenas a órgãos e entidades da administração pública com mais de 100 servidores. A medida pode ser dispensada em casos de inviabilidade técnica comprovada por perícia oficial.

O projeto permite o compartilhamento de espaços entre órgãos ou entidades, desde que a distância entre eles não ultrapasse 700 metros, facilitando a implementação da medida.

Alterações na Proposta Original

O texto aprovado é substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2583/11, do ex-deputado Fábio Faria (RN), junto com sete projetos apensados. As mudanças serão incorporadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana, diferentemente da proposta original que criava lei específica.

Mobilidade Sustentável

A relatora, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), destacou a importância de construir infraestrutura adequada para ciclistas. "Essa medida representa avanço significativo para estimular o uso da bicicleta, concretizando os princípios da mobilidade urbana sustentável, protegendo o meio ambiente e promovendo a saúde dos servidores públicos", afirmou.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei