A Câmara dos Deputados recebe desde terça-feira (16) o 2º Fórum BRICS de Valores Tradicionais, evento que reúne parlamentares, especialistas e líderes de países do Sul Global para debater temas estratégicos como inteligência artificial, participação feminina na economia e sustentabilidade.
Cooperação entre 11 países membros
O BRICS é composto por 11 nações: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O fórum, organizado pela Frente Parlamentar do BRICS e pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS, visa fortalecer a cooperação multilateral entre esses países.
"O fórum é importantíssimo, porque aproxima pessoas que falam diferente, que pensam diferente, mas, por meio do diálogo, entendem que estão buscando o mesmo propósito", explicou o deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS).
Participação feminina em destaque
Um dos principais debates abordou a inclusão de mulheres na economia global. Mônica Monteiro, presidente da Aliança Empresarial de Mulheres, destacou que apenas 16% das empresas exportadoras são lideradas por mulheres, defendendo maior participação feminina no comércio internacional.
A deputada Soraya Santos (PL-RJ) alertou sobre os riscos da inteligência artificial para o emprego feminino no Brasil, onde 51% das famílias são chefiadas por mulheres. "Imaginem esse desemprego, imaginem essa crise social. Daí a grande preocupação quando se fala em responsabilidade social e economia de um país", disse.
Agenda estratégica até quarta-feira
O evento, que continua até quarta-feira, também abordará a preservação da identidade cultural, desafios como desdolarização e turismo sustentável, além de propostas para a COP30, marcada para novembro em Belém (PA). Segundo a deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), coordenadora do evento, até países não membros do BRICS participam das discussões.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial do Fórum BRICS de Valores Tradicionais.