Câmara premia jovens vencedores do concurso 'Eu e a Lei' sobre direito à informação

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (25) a premiação da terceira edição do concurso "Eu e a Lei", que incentiva jovens de todo o país a produzirem programas radiofônicos ou podcasts sobre o impacto das leis em suas vidas. O tema desta edição foi "Direito à informação", com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 35 anos.

Participação Nacional e Engajamento Juvenil

O concurso recebeu 84 obras das cinco regiões brasileiras, demonstrando o interesse crescente dos jovens por temas políticos e sociais. Segundo a jornalista da Rádio Câmara Cibelle Colmanetti, integrante da comissão julgadora, "os adolescentes e as crianças se interessam, sim, por política e têm muito a dizer sobre fake news, direito à verdade, direito a informações adequadas a cada faixa etária".

Vencedores das Categorias

Na categoria de 10 a 14 anos, Bruna Reis, da Escola Estadual Jarbas Passarinho em Belém (PA), conquistou o primeiro lugar com o programa "Fake news: cuidado com o que você acredita". A estudante destacou o apoio do professor Benedito Machado, responsável pelo projeto Rádio Passarinho. Na categoria de 15 a 17 anos, os estudantes Andressa Araújo, Luiza Nunes e Cauê Ortiz, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Porto Alegre (RS), venceram com o podcast "Informação na Palma da Mão".

Impacto Social e Educativo

O deputado Marx Beltrão (PP-AL), secretário de Comunicação Social da Câmara, enfatizou que o concurso demonstra como "política e cidadania não são coisas distantes nem complicadas", fortalecendo a democracia ao dar voz à juventude. A cerimônia também homenageou sete programas com menção honrosa, incluindo trabalhos de estudantes em situação de vulnerabilidade social da região da Estrutural, no Distrito Federal.

As obras vencedoras podem ser ouvidas no programa "15 Minutos de Cidadania" da Rádio Câmara e estão disponíveis na página oficial do concurso.