slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara debate violência contra jornalistas que denunciam crimes na Amazônia

Câmara debate violência contra jornalistas que denunciam crimes na Amazônia

As comissões de Direitos Humanos e de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados promoverão debate sobre a crescente violência contra jornalistas e comunicadores que atuam na Amazônia. O evento está marcado para terça-feira (25), às 10 horas, no plenário 2.

Proteção do Estado em discussão

A iniciativa dos deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) visa discutir o papel do Estado na proteção de profissionais que trabalham em áreas de conflito socioambiental. Segundo os parlamentares, esses comunicadores enfrentam ameaças, perseguições e até assassinatos.

Brasil entre os mais perigosos

Dados de organizações nacionais e internacionais classificam o Brasil como um dos países mais perigosos para o exercício do jornalismo. A situação é especialmente grave para profissionais que denunciam crimes como desmatamento ilegal, grilagem de terras e mineração clandestina na região amazônica.

O relatório 'Fronteiras da Informação', do Instituto Vladimir Herzog, documenta casos de violência contra esses profissionais. Para Nilto Tatto, 'o silenciamento dessas vozes não é apenas uma tragédia humana e social, mas também uma ameaça direta à democracia, ao direito à informação e à própria efetividade das políticas ambientais'.

Confira a lista de convidados e envie suas perguntas