Câmara debate experiências internacionais para aprimorar currículo escolar brasileiro

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira (3) um seminário dedicado à análise de experiências educacionais bem-sucedidas no cenário internacional e suas possíveis contribuições para o currículo escolar brasileiro.

Evidências científicas como base para melhoria curricular

O evento, solicitado pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP), ocorrerá a partir das 10 horas no plenário 10 e busca fundamentar, com base em evidências científicas, caminhos viáveis para a elaboração de um currículo escolar que assegure aprendizagem de qualidade superior.

"Enquanto países com alto desempenho educacional investem em currículos objetivos, centrados na transmissão de conteúdos fundamentais e estruturados por critérios técnicos rigorosos", destaca a parlamentar, ressaltando a necessidade de revisão das práticas brasileiras.

Análise crítica da Base Nacional Comum Curricular

Um dos focos do seminário será a análise crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que orienta os currículos da educação básica no Brasil. Segundo a deputada, a BNCC "tem gerado debates sobre sua consistência conceitual, efetividade e alinhamento às reais necessidades de aprendizagem".

O debate contará com especialistas para discutir alternativas e soluções que possam contribuir para a melhoria da qualidade educacional brasileira, inspiradas em modelos internacionais de sucesso.