A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (10) a criação do grupo parlamentar Brasil-Vaticano, por meio do Projeto de Resolução (PRC) 55/25, de autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF). A resolução já foi promulgada, estabelecendo um novo canal diplomático entre o Brasil e a Santa Sé.
Fortalecimento das relações diplomáticas históricas
De acordo com a deputada Bia Kicis, autora da proposta, "O Brasil possui a maior população católica do mundo e mantém, desde 1826, relações diplomáticas com a Santa Sé, ator relevante no cenário internacional". Esta iniciativa busca aprofundar laços que já possuem quase dois séculos de história.
Contribuições para projetos legislativos
O relator do projeto, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), destacou que "o grupo certamente contribuirá para o aperfeiçoamento de projetos legislativos e de outros temas de interesse comum entre o Brasil e o Vaticano". A expectativa é que o grupo promova intercâmbio de experiências e conhecimentos em diversas áreas de interesse mútuo.
Funcionamento sem custos adicionais
O grupo parlamentar Brasil-Vaticano promoverá visitas, encontros, intercâmbio de experiências e permuta de publicações e trabalhos sobre temas legislativos. Um ponto importante destacado na aprovação é que não haverá ônus para a Câmara, e a adesão dos deputados e deputadas ao grupo é facultativa, garantindo participação voluntária dos interessados em fortalecer esta relação diplomática.