slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara aprova relatório bienal sobre violência contra mulheres para aprimorar políticas públicas

Câmara aprova relatório bienal sobre violência contra mulheres para aprimorar políticas públicas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5881/23, que estabelece a obrigatoriedade da publicação bienal de relatório com análise dos dados sistematizados no Registro Unificado de Dados e Informações sobre Violência contra as Mulheres.

Aprimoramento contínuo das políticas públicas

O projeto, já aprovado pelo Senado Federal, inclui esta medida na Política Nacional de Dados e Informações sobre Violência contra as Mulheres. A proposta visa consolidar informações administrativas, de atendimento e de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres.

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), emitiu parecer favorável ao projeto apresentado pela senadora Damares Alves (DF). Segundo a parlamentar, "a periodicidade bienal estimula os órgãos responsáveis a sistematizar, avaliar e aprimorar continuamente a coleta de dados, possibilitando a construção de séries históricas robustas para identificar tendências, medir impactos e ajustar políticas com base em evidências".

Participação social ampliada

A deputada Laura Carneiro destacou ainda que "a publicação regular dos dados amplia a participação social, ao permitir que organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e cidadãos possam planejar conferências, audiências públicas, estudos e pesquisas em consonância com o calendário de divulgação".

Tramitação do projeto

O projeto seguirá para análise em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem necessidade de votação no plenário, a menos que haja recurso assinado por 52 deputados ou decisão divergente entre as comissões.