Advogado Floriano de Azevedo Marques é reconduzido ao TSE com reconhecimento da OAB

11/07/2025 14:30 Central do Direito
Advogado Floriano de Azevedo Marques é reconduzido ao TSE com reconhecimento da OAB

OAB celebra recondução de Floriano de Azevedo Marques ao TSE

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou apoio à recondução do advogado Floriano de Azevedo Marques ao cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na classe dos juristas. A nomeação foi oficializada nesta quinta-feira (10/7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com publicação em edição extra do Diário Oficial da União.

Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, destacou as qualidades do reconduzido ministro: "O professor Floriano de Azevedo Marques reúne experiência acadêmica, conhecimento técnico e compromisso institucional. Sua permanência no TSE contribui para a proteção da legitimidade do processo eleitoral e para o fortalecimento das instituições democráticas".

Trajetória e reconhecimento

Floriano de Azevedo Marques é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde também exerceu a função de diretor. Especialista em Direito Administrativo e Eleitoral, possui trajetória reconhecida na advocacia e atuação como consultor jurídico em temas relacionados à regulação, poder público e democracia. Empossado como ministro efetivo do TSE em maio de 2023, agora inicia seu segundo biênio na Corte Eleitoral.

Rose Morais, presidente em exercício e secretária-geral da OAB Nacional, afirmou que "a recondução do ministro Floriano reforça a confiança da sociedade no Sistema de Justiça Eleitoral. Trata-se de uma escolha baseada na seriedade e na competência demonstradas ao longo do primeiro biênio".

Outras nomeações

Na mesma ocasião, o presidente da República também nomeou Estela Aranha para o TSE; Marluce Caldas Bezerra para o Superior Tribunal de Justiça (STJ); Andrea Tertuliano de Oliveira e Fernando Lobato Jr. para os Tribunais Regionais do Trabalho; Ana Paula de Bortoli para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; além de Kherson Maciel Gomes Soares e Danyelle da Silva Galvão para vagas de juízes substitutos em Tribunais Regionais Eleitorais.