A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta terça-feira (29) para analisar os potenciais impactos na economia brasileira decorrentes do aumento das taxações recentemente impostas pelo governo dos Estados Unidos. O debate, solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), acontecerá às 14 horas.
Medidas protecionistas afetam exportações brasileiras
No início de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um pacote de medidas tarifárias em escala global, conhecido como "tarifaço", que atinge diretamente produtos brasileiros de exportação. Entre os itens afetados estão aço, alumínio, cobre, polietileno, madeiras, semicondutores, produtos farmacêuticos, peças automotivas, produtos agrícolas e etanol.
Segundo especialistas citados pelo deputado Rogério Correia, o Brasil deverá enfrentar significativos impactos em sua balança comercial, tanto nas exportações diretas para os Estados Unidos quanto nas relações com outros parceiros comerciais que também serão afetados pelas novas políticas americanas.
Preocupação com o agronegócio
O setor do agronegócio brasileiro, particularmente a produção de grãos, figura entre os mais vulneráveis às novas taxações. Como um dos principais exportadores mundiais de commodities agrícolas, o Brasil pode ver sua competitividade reduzida no mercado internacional, especialmente no americano, que representa um importante destino para produtos como soja e milho.
"Diante desse cenário de elevação de taxas, é necessário que a Comissão de Finanças e Tributação debata a matéria", destacou Rogério Correia ao justificar a realização da audiência pública.
A lista completa de convidados para o debate pode ser consultada no site da Câmara dos Deputados.