STJ reduz acervo de processos penais com juízes auxiliares temporários

A força-tarefa de juízes auxiliares temporários convocados pela Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em outubro de 2024 já apresenta resultados significativos na redução do acervo de processos penais do tribunal. A iniciativa surgiu como resposta ao crescimento acelerado do número de ações desta natureza que chegam à corte.

Resultados expressivos em curto período

Desde o início da atuação dos magistrados auxiliares, foram produzidas 50 mil minutas de decisões, contribuindo diretamente para a diminuição do volume processual nos gabinetes dos ministros da Terceira Seção, responsável pelo julgamento de matérias criminais no STJ.

A reportagem especial sobre essa iniciativa foi destaque na nova edição do programa STJ Notícias, produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, que semanalmente apresenta os principais acontecimentos da corte superior.

A atual edição do STJ Notícias com a reportagem completa sobre a atuação dos juízes auxiliares será exibida na TV Justiça nesta terça-feira (24), às 13h30, com reprises programadas para quinta-feira (26), às 19h30, e domingo (29), às 18h30.