STJ Promove Simpósio sobre Modelo Global de Auditoria Interna: Evento Discutirá Práticas Modernas para o Setor Público

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará no dia 30 de junho o Simpósio Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) STJ – Uma Abordagem Global para uma Administração Pública Moderna. O evento acontecerá das 9h às 18h no auditório externo do tribunal, com transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Cooperação institucional e objetivos do evento

A iniciativa conta com o apoio de importantes instituições como o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon) e o Banco Mundial. O principal objetivo é fomentar a adoção do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna no setor público brasileiro, promovendo o intercâmbio de experiências e alinhando práticas às novas Normas Globais de Auditoria Interna (IIA 2024).

Público-alvo e inscrições

O simpósio é direcionado a dirigentes, auditores internos e servidores das áreas de controle, governança e gestão de riscos de órgãos públicos, além de representantes de instituições internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link. Servidores do STJ devem se inscrever pelo Portal do Servidor na intranet.

Programação e participantes confirmados

Durante o evento, serão realizados painéis e debates sobre temas centrais à modernização do controle interno no setor público, incluindo o papel da alta administração na implementação do IA-CM, os avanços e desafios na adoção do modelo no Brasil, a jornada da Auditoria Interna do STJ e as perspectivas para o fortalecimento do modelo. Entre os participantes confirmados estão o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, a chefe da Secretaria de Auditoria Interna do STJ, Ana Paula Santana, e representantes do IIA Brasil e da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

STJ como referência em auditoria interna

O IA-CM é uma ferramenta internacionalmente reconhecida para avaliar e aprimorar a maturidade das unidades de auditoria no setor público. O STJ, ao alcançar o nível 3 do IA-CM, torna-se um dos pioneiros na administração pública brasileira a obter essa certificação internacional, estabelecendo um importante benchmark para outras instituições públicas que buscam modernizar suas práticas de auditoria interna.