STJ lança livro em homenagem ao ministro Mauro Campbell Marques

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá o lançamento da obra "Visão Jurídica Pós-1988 – Estudos em Homenagem ao Ministro Mauro Campbell Marques" no próximo dia 4 de dezembro. O evento acontecerá das 18h30 às 21h, no mezanino do Edifício dos Plenários do Espaço Cultural do STJ.

Obra celebra trajetória e avanços constitucionais

A publicação reúne 42 artigos assinados por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ, além de renomados juristas. Os textos celebram tanto a trajetória do ministro Mauro Campbell Marques, atual corregedor nacional de Justiça, quanto os avanços proporcionados pela Constituição Federal de 1988.

Com apresentação do ex-presidente José Sarney, a coletânea aborda os desafios jurisprudenciais enfrentados durante os 37 anos de vigência da Carta Magna. A coordenação ficou a cargo de André de Azevedo Machado, assessor-chefe da Corregedoria Nacional do CNJ.

Prefácio de Roberto Rosas

O jurista Roberto Rosas, reconhecido por sua contribuição à Assembleia Nacional Constituinte, assina o prefácio da obra. Rosas acompanha a carreira do ministro Campbell desde 1974, quando se conheceram em uma conferência da OAB no Rio de Janeiro.

Trajetória do homenageado

Antes de assumir como ministro do STJ em 2008, Mauro Campbell construiu sólida carreira jurídica. Atuou como advogado, professor e integrou o Ministério Público do Amazonas por 21 anos, chefiando a instituição por três vezes. Também exerceu funções como ministro do TSE e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).