Rita Cortez é reeleita presidente do IAB e recebe reconhecimento unânime da OAB

07/04/2025 11:30 Central do Direito

O Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (7/4), uma moção de aplauso à advogada Rita de Cássia Cortez por sua eleição como presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pela terceira vez. A sessão ordinária, realizada na sede da OAB-DF, reconheceu a trajetória da conselheira federal pelo Rio de Janeiro.

A proposta de homenagem partiu do conselheiro fluminense Anderson Prezia e foi acolhida sem ressalvas pelos demais membros do Conselho. Rita Cortez, que já presidiu o IAB por dois mandatos anteriores, assumirá novamente a liderança da instituição para o triênio 2025-2028.

A Casa de Montezuma

Fundado em 1843, o Instituto dos Advogados Brasileiros surgiu como consequência da criação dos cursos jurídicos no Brasil e do desenvolvimento da advocacia no país. O IAB é reconhecido como a mais antiga instituição dedicada ao estudo do direito nas Américas.

Também conhecido como "Casa de Montezuma" entre seus associados, o IAB representa a Academia da Advocacia brasileira, configurando-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento da cultura jurídica e para o debate dos grandes temas nacionais, além de atuar na defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.