O conselheiro federal por Santa Catarina e ex-presidente da seccional, Rafael Horn, foi designado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, para assumir duas posições estratégicas no Conselho Federal. O anúncio ocorreu durante o Colégio de Presidentes da OAB realizado no sábado (22/3) em Manaus (AM).
Novas responsabilidades institucionais
Horn assumirá a Coordenação-Geral das Comissões e das Procuradorias da entidade, abrangendo a Procuradoria Constitucional, a Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e a Procuradoria-Geral. Paralelamente, comandará a recém-criada Coordenação de Projetos Estruturantes, voltada ao fortalecimento da advocacia e das seccionais.
Foco em capacitação e apoio à advocacia
A nova coordenação tem como objetivos principais desenvolver programas de capacitação em gestão para escritórios de pequeno e médio porte, incentivar a organização desses empreendimentos e implementar cooperativas de crédito para ampliar o acesso da advocacia a recursos financeiros.
"Assumo essas novas missões que me foram delegadas pelo presidente Beto Simonetti para buscar soluções e parcerias que aperfeiçoem a gestão do Sistema OAB, além de contribuir com as 27 seccionais e, especialmente, impactar direta e positivamente a advocacia brasileira", afirmou Horn.
Modernização institucional
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que a escolha de Horn reforça a busca por modernização e eficiência dentro da instituição: "Confio plenamente na capacidade do conselheiro Rafael Horn para conduzir esses importantes desafios. Sua trajetória na OAB, marcada por inovação, diálogo e compromisso com a advocacia, é referência para todo o Sistema. Essa nova etapa reforça nosso propósito de construir uma Ordem cada vez mais eficiente, estruturada e voltada às reais necessidades da classe".