Em cerimônia histórica realizada nesta segunda-feira (10/3), Ingrid Zanella tomou posse como a primeira mulher presidente da OAB-PE em 93 anos de existência da instituição. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que destacou importantes conquistas para a advocacia nacional.
Avanços nas prerrogativas da advocacia
Simonetti enfatizou as vitórias recentes da classe, como a luta contra a sustentação assíncrona e a iminente sanção presidencial para a dispensa de custas na execução de honorários. 'Nossa independência consolida-se com nossa aliança, pois quem anda acompanhado com certeza chega mais longe', afirmou o presidente.
Interiorização da OAB em Pernambuco
O programa de interiorização da advocacia realizou 32 intervenções no estado, incluindo a criação da subseção de Gravatá e a inauguração da sede de Carpina. Estas ações demonstram o compromisso com a expansão e fortalecimento da OAB em todo território pernambucano.
Marco histórico na representatividade feminina
Em seu discurso, Ingrid Zanella ressaltou o momento histórico: 'Mudamos algo que parecia imutável, rompemos barreiras que por tanto tempo limitaram nosso lugar na advocacia para construir com nossas próprias mãos um caminho novo e, com certeza, irreversível'. Junto a ela, tomaram posse Schamkypu Bezerra (vice-presidente), Maximiano José Correia (secretário-geral), Claudio Soares de Oliveira (secretário-geral adjunto) e Manoela Alves dos Santos (tesoureira).
A cerimônia contou ainda com homenagens a importantes figuras da advocacia, incluindo o reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-conselheiro federal Gustavo Freire e a entrega de uma placa ao presidente Beto Simonetti pela OAB-PE.