OAB reafirma independência política e compromisso com democracia em congresso no ES

14/08/2025 14:00 Central do Direito
OAB reafirma independência política e compromisso com democracia em congresso no ES

Independência política da OAB é reforçada em congresso capixaba

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, participou da abertura do Congresso Estadual da Advocacia 2025 em Vitória, na quarta-feira (13/8). Durante o evento, realizado na sede da OAB-ES, Simonetti enfatizou a posição independente da instituição perante o cenário político nacional.

Neutralidade como princípio fundamental

"A cena política do Brasil está em ebulição, e eu quero deixar muito claro para a sociedade brasileira: a Ordem, sob a minha presidência, jamais será base de apoio a nenhum governo, e, muito menos, será linha auxiliar de oposição neste país", declarou o presidente nacional da OAB. Simonetti reafirmou o papel histórico da instituição como guardiã da Constituição Federal e da democracia.

Alta credibilidade junto à população

O dirigente também destacou os resultados positivos da recente pesquisa Datafolha, que revelou que 83% da população brasileira confia na OAB. "É isso que nós temos feito. Trabalhado de forma séria, honesta, altiva, produtiva, respeitosa e com muita atenção, não só aos direitos da advocacia, mas também atendendo aos clamores da sociedade", complementou.

Desafios institucionais em debate

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, abordou os desafios do cenário nacional, alertando sobre ataques à soberania e a necessidade de equilibrio entre os poderes. "Vivemos um momento histórico e desafiador no Brasil, em que as instituições são testadas diariamente, em que discursos inflamados ameaçam o diálogo", observou.

Programação do congresso continua

O Congresso Estadual da Advocacia 2025 prossegue nesta quinta-feira (14/8) com palestras de renomados juristas, incluindo Cezar Britto, José Roberto dos Santos Bedaque, Carolina Bonadiman, Eugenio Pacelli de Oliveira, Júlio Cesar de Castilho e Bruno Máximo. O evento reuniu lideranças da advocacia e autoridades dos Três Poderes.