Programa Portas Abertas aproxima advocacia das regiões periféricas do DF
Advogadas e advogados da subseção de Riacho Fundo 1 e 2 e Recanto das Emas visitaram a sede do Conselho Federal da OAB nesta sexta-feira (17/10) para conhecer a estrutura e história da entidade. A iniciativa integra o programa Portas Abertas, criado em setembro para fortalecer a interiorização da advocacia.
Diretoria do CFOAB recebe representantes das subseções
O grupo foi recebido pelo diretor-tesoureiro Délio Lins e Silva Júnior e pela secretária-geral Rose Morais. "Temos a imagem do Conselho Federal da OAB como algo muito distante, e a missão que o presidente Beto Simonetti nos deu foi a de aproximar, cada vez mais, a advocacia da Ordem", explicou Rose Morais sobre o trabalho da diretoria nacional.
Missão de pertencimento para advocacia periférica
O presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Poli, destacou que a visita representa uma missão de pertencimento. "Tem sido interessante mostrar às advogadas e aos advogados das nossas subseções que nós somos todos iguais e estar aqui, no Conselho Federal, pode ser o chamado para que muitos participem mais ativamente", afirmou.
Capilarização da advocacia em debate
Para a presidente da subseção, Priscilla Carvalho Sobrinho, o contato possibilita o sentimento de pertencimento aos advogados das regiões periféricas. "A advocacia precisa ser capilarizada, precisa ser assistida. O nosso dia a dia não está ligado apenas ao cliente. Nós defendemos algo muito maior, que é o Estado Democrático de Direito", complementou.
Durante a atividade, os participantes conheceram marcos históricos da OAB em apresentação da historiadora Cecília Cordeiro, que contextualizou a criação da Ordem e sua atuação na defesa da democracia e das prerrogativas da advocacia.