O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou apoio à nomeação da advogada Estela Aranha para o cargo de ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), formalizada na quinta-feira (10/7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reconhecimento da expertise em temas contemporâneos
Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, destacou que "a nomeação de Estela Aranha para o TSE reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com os desafios contemporâneos, especialmente nas questões que envolvem tecnologia, liberdade de expressão e integridade da informação".
Na mesma linha, Rose Morais, presidente em exercício e secretária-geral da OAB Nacional, enfatizou que "a presença da nova ministra contribui para o fortalecimento do Sistema de Justiça Eleitoral e amplia os olhares sobre temas urgentes que impactam o exercício da democracia".
Trajetória profissional
Estela Aranha possui vasta experiência na área de Direito Digital, tendo integrado o Comitê Gestor da Internet no Brasil e participado de iniciativas relacionadas à regulação de plataformas digitais, proteção de dados e combate à desinformação. Sua atuação também inclui consultoria em políticas públicas voltadas para tecnologia e direitos fundamentais.
Outras nomeações relevantes
Além de Estela Aranha, o presidente Lula também nomeou Floriano de Azevedo Marques para o TSE, Maria Marluce Caldas Bezerra para o STJ, e outros juristas para tribunais regionais, incluindo Andrea Tertuliano de Oliveira e Fernando Lobato Jr. para TRTs, Ana Paula de Bortoli para o TRF-4, além de Kherson Maciel Gomes Soares e Danyelle da Silva Galvão para TREs.