OAB Nacional celebra 90 anos da seccional sergipana destacando sua força na defesa da democracia

13/05/2025 16:30 Central do Direito
OAB Nacional celebra 90 anos da seccional sergipana destacando sua força na defesa da democracia

O Conselho Federal da OAB destacou a importância histórica e a força da advocacia sergipana durante a solenidade comemorativa dos 90 anos da seccional de Sergipe, realizada nesta segunda-feira (12/5). O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, enfatizou a relevância da longevidade da instituição para a democracia brasileira.

"Devemos festejar a advocacia sergipana e os 90 anos da seccional. Sua longevidade representa a potência da advocacia e fortalece a importância da Ordem para a democracia em todos os estados da federação", declarou Simonetti durante seu discurso. O presidente também reafirmou o compromisso inabalável com as prerrogativas profissionais: "Enquanto estivermos à frente desta instituição, nenhum direito será negociado, nenhuma prerrogativa será silenciada, e nenhuma tentativa de intimidação encontrará em nós o silêncio."

Legado e futuro da advocacia sergipana

Danniel Costa, presidente da OAB-SE, ressaltou o legado construído ao longo de quase um século. "Nesta celebração, olhamos para trás com profunda gratidão, agradecendo a todos que edificaram a OAB-SE. E, neste momento de intensa transformação social e de desafios que testam nossas instituições, a nossa OAB se mostra resiliente e pronta para o futuro que nos convoca", afirmou.

A cerimônia contou com a presença da secretária-geral do Conselho Federal, Rose Morais, sergipana e ex-diretora da OAB-SE, que foi uma das homenageadas com a Medalha Comemorativa OAB-SE 90 Anos. "Sinto-me profundamente feliz, orgulhosa e emocionada. Em 2015, eu estive aqui neste mesmo teatro comemorando os 80 anos da Ordem, na época como diretora da OAB-SE, e hoje retorno como diretora do Conselho Federal", comentou Rose.

O evento reuniu conselheiros estaduais e federais, membros de comissões, colaboradores da instituição, além de autoridades dos três poderes e representantes da sociedade civil, reafirmando o papel central da OAB na defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas da advocacia.